Aconteceu de 14 a 18 de fevereiro de 2011, a Semana de Formação Pedagógica dos Professores das Escolas Indígenas. Tendo como objetivo principal a capacitação e a troca de experiência entre os professores que atuarão nas 21 escolas indígenas atendidas pela SEMED Altamira. Foi à primeira formação da gestão da secretária de Educação Marinez Cunha Mendonça Simas.
O encontro teve a participação de 28 professores, sendo 21 veteranos e 07 novos. Neste ano irão atuar 03 professores indígenas, dois desses pela primeira vez. A Equipe de Educação Indígena foi responsável pela formação que teve como foco de discussão: avaliação do ano anterior a partir da análise dos dados alcançados, montagem do calendário escolar 2011, apresentação e preenchimento da sistemática da Rede Vencer e do diário escolar, apresentação das matrizes de competências e habilidades do 1º ao 5º ano, oficina de construção de material didático pedagógico, orientação ao plano de aula e Projeto Político Pedagógico da escola e na ocasião foi apresentado o Programa Escola Ativa.
O Programa ainda apresenta alternativas para fortalecer o desenvolvimento das propostas pedagógicas adequadas às classes multisseriadas, ofertando formação continuada para os educadores envolvidos no programa, em propostas pedagógicas e princípios políticos pedagógicos voltados às especificidades do campo. Nesse sentido, o programa apresenta uma proposta de trabalho que valoriza a relação escola comunidade, trazendo as ações desta para que assim possa contribuir a partir das experiências nas atividades desenvolvidas na escola.
As escolas Indígenas foram inseridas no Programa Escola Ativa, com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino nas escolas do Campo. Uma vez que o Programa apresenta uma metodologia voltada para as classes multisseriadas, fornecendo subsídios teóricos e metodológicos para a organização do trabalho pedagógico. Preparando educadores e gestores para atuarem na realidade da Educação do Campo. Assim, o Programa Escola Ativa também tem como objetivo específico apoiar os sistemas estaduais e municipais de ensino na melhoria da educação nas escolas do campo com classes multisseriadas, disponibilizando diversos recursos pedagógicos e de gestão.
A formação teve a participação dos Superintendentes: Cecília Maria Nascimento Batista (Educação Indígena), Raimunda Silva Oliveira e Nilson Costa (técnicos do Programa Escola Ativa); da professora Carmem Lúcia Gomes de Sousa (Oficina de material pedagógico), Geise Celeste Pereira (professora formadora), Leidiane Maria Verício da Silva (técnica em informática), Mariza Gualberto (orientação dos diários) e Lucilene Arruda (secretária das escolas indígenas) e Gilson Curuaia (Coordenador das Escolas Indígenas) no apoio e logística.
Todos os professores analisaram positivamente a formação e deram sugestões para o próximo encontro que acontecerá em agosto.







Nenhum comentário:
Postar um comentário